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Como garantir integridade no ambiente de trabalho? - s2 Consultoria

jan 31, 2023
Como garantir integridade no ambiente de trabalho?
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Cada vez mais as habilidades comportamentais, como a integridade, têm sido avaliadas com tanta relevância quanto às competências técnicas. 

Afinal, características como essas são essenciais para que a relação entre o colaborador e os demais colegas de trabalho seja saudável, ética e duradoura. 

Logo, sem essa qualidade, os profissionais tendem a querer tirar vantagem sempre, além de terem dificuldade em assumir responsabilidades de erros. 

Esse comportamento, forte indício da falta de integridade, pode afetar a imagem corporativa perante clientes internos (fornecedores, talentos etc.) e externos.

Percebe como a falta de integridade pode trazer prejuízos a um trabalho? Continue a leitura para saber o que é integridade, tipos, importância, como avaliar e muito mais!

O que é integridade?

A integridade é uma característica de plenitude moral, cujos indivíduos conseguem ser totalmente honestos e éticos, sem abrir mão dos seus valores. 

Por exemplo, se eles acham errado receber uma transferência bancária por engano, devolvem o dinheiro, em vez de ficar com ele, demonstrando integridade.

Por outro lado, quem não tem tanta integridade pode abrir mão desse princípio facilmente, conforme as circunstâncias. 

Isto é, já ouviu a expressão popular ‘’a ocasião faz o ladrão’’? Ela explica como o contexto pode mostrar a verdadeira ética e moral de cada pessoa. 

Em outras palavras, pessoas íntegras têm crenças e convicções bem definidas, mantendo-se sempre com elas, seja qual for a circunstância. Assim, colaboradores íntegros não devem tirar vantagem de alguma situação na empresa por perceber uma oportunidade para isso.

Tipos de integridade

A integridade pode ser dividida em moral, física, dados, social, intelectual e pessoal. Saiba mais sobre cada uma delas:

  • Integridade moral – como o próprio nome sugere, refere-se a moral e a dignidade de alguém, que pode ser afetada após insultos e humilhações públicas, por exemplo;
  • Integridade física – trata-se da saúde e qualidade de vida dos indivíduos, que pode ser afetada após agressões, acidentes e outras situações;
  • Integridade pessoal – junta a integridade moral com a física e se torna um conceito mais amplo;
  • Integridade de dados – consiste na garantia de segurança das informações e do direito à privacidade das pessoas quanto aos dados pessoais (como orientado pela LGPD);
  • Integridade social – é uma qualidade voltada para a convivência em sociedade, que deve garantir sensor de justiça, solidariedade e muito mais;
  • Integridade intelectual – destinado à liberdade de expressão, possibilitando dar opiniões, apresentar sugestões e viver sem o risco de censura.

Qual a importância da integridade no ambiente empresarial?

A integridade é importante no ambiente corporativo por prevenir uma série de problemas antiéticos e até crimes, como lavagem de dinheiro, por exemplo. 

Isto é, diversas corporações são denunciadas por corrupção, o que ocorre com atos ilícitos para obter vantagens. 

É natural que isso afete a imagem corporativa, fazendo com que ela fique conhecida pelas denúncias de corrupção e tenha a reputação manchada. 

Logo, muitos clientes internos e externos podem ter resistência em se associarem a ela, prejudicando o crescimento e a lucratividade do negócio.

Além disso, a integridade também é importante em situações do dia a dia, que podem não repercutir tanto quanto escândalos de corrupção. 

É o caso da conduta do RH e gestores ao receber denúncias de assédio, equidade salarial entre homens e mulheres, incentivo à diversidade, contratação de mulheres, apoio a colaboradoras gestantes etc.

Em cada uma das situações descritas, a integridade no ambiente empresarial é essencial. Afinal, essa é a maneira da empresa ser bem vista por fornecedores, investidores, clientes e talentos. 

Como avaliar a integridade de colaboradores e futuros membros da equipe?

Diante dos impactos que a integridade pode proporcionar no ambiente corporativo, é importante avaliar o nível dessa qualidade nos colaboradores. 

Nesse sentido, existem testes que identificam atitudes e comportamentos inadequados, sinalizando falta de integridade e a possibilidade de conflitos no futuro. 

Contudo, caso você monte o seu time sem passar pelo teste de integridade, a cultura da sua corporação pode ser negativamente impactada. E ainda, existem riscos legais sofridos. 

Afinal, a falta de integridade contribui para casos de corrupção e outras condutas que demonstram falta de moral e ética.

Por essa razão, nós da S2 Consultoria oferecemos o indicador de integridade PIR (Potencial de Integridade Resiliente). 

Ele consiste na medição on-line do potencial de integridade das pessoas diante de dilemas éticos que podem surgir no dia a dia corporativo. 

Logo, ao perceber gatilhos comportamentais nos participantes, a sua empresa é alertada.

O teste PIR tem validação científica no mercado, é presente no mundo todo e fica disponível em idiomas como espanhol, português e inglês. 

Assim, a dificuldade com a língua pode não ser um problema, caso a sua empresa almeja contratar colaboradores fora do Brasil. 

Como incentivar a integridade no trabalho?

Para que a integridade profissional seja vista com a importância merecida, é preciso que a sua empresa estimule. 

Isso pode ocorrer com os exemplos dos profissionais de níveis hierárquicos superiores, o que reflete para os demais no tipo de conduta bem-vinda. 

Além disso, é importante treinamentos e palestras periodicamente para reciclagem quanto a questões sobre integridade e ética. 

Afinal, é possível que com o passar do tempo, os colaboradores mais antigos se acomodem e até adotem condutas antiéticas, por serem mais vantajosas.

Como lidar com problemas de integridade no trabalho?

Você incentiva a integridade no trabalho e até realiza testes para evitar a seleção de profissionais com essa conduta? Ainda assim, é possível que nem todos sejam íntegros e éticos. 

Nesse caso, é preciso avaliar cada situação para saber qual atitude tomar, manter a racionalidade e não demorar muito para tomar decisões. 

Lembre-se que a postura adotada refletirá na percepção dos colaboradores de como a integridade é vista pela empresa. 

Então, entendeu o que é integridade e como ela é importante para que ambientes corporativos sejam bem-sucedidos? 

Como visto, essa postura demonstra apego a valores, o que é essencial ao lidar com dilemas éticos, como assédio, discriminação, manipulação de despesas, suborno, corporativismo e muito mais.

Quer avaliar a integridade dos futuros e atuais colaboradores da sua empresa? Conte com o teste de integridade PIR e saiba como fazer isso!

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