Ambiente de trabalho tóxico: aprenda a identificar e combater
10 de agosto de 2023
Um ambiente de trabalho tóxico afeta negativamente o desempenho dos colaboradores de uma empresa. Ou seja, é uma situação que gera bastante impacto no empreendimento, sobretudo em relação à produtividade e motivação dos profissionais.
Felizmente, existe uma série de medidas que podem favorecer o combate ao problema na rotina corporativa. O departamento de Recursos Humanos deve manter-se atento para identificar os casos e agir o mais rápido possível para reverter a condição.
Acompanhe e entenda quais são as características, os impactos e possíveis alternativas para combater um ambiente de trabalho tóxico de maneira efetiva! Boa leitura!
O que é um ambiente de trabalho tóxico?
Um ambiente de trabalho com sinais tóxicos é constituído de atitudes, comportamentos, regras e rotinas que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.
Portanto, representa um local que impacta o desempenho, os relacionamentos e as funções do time.
Além de tudo, um ambiente tóxico afeta a saúde física e mental, fazendo com que os profissionais sintam mais estresse, ansiedade e desmotivação no dia a dia. É uma situação que pode abalar inclusive a imagem e credibilidade da organização como um todo.
Em um ambiente de trabalho tóxico, a comunicação não é clara e aberta, levando a mal-entendidos de forma frequente. Os líderes e gestores, por exemplo, podem tomar atitudes e decisões que abalam a confiança e aumentam o descontentamento geral da equipe.
Sem dúvidas, esse tipo de situação pode afetar até mesmo os resultados do negócio, levando à perda de produtividade e, consequentemente, de lucratividade. Os efeitos podem alterar também a vida fora do trabalho, favorecendo o aumento de demissões e rotatividade de talentos.
Ambiente de trabalho tóxico: quais as consequências geradas?
Você deve ter percebido que um ambiente de trabalho tóxico gera uma série de consequências para a empresa. Veja, a seguir, quais são as principais:
- Abala o relacionamento entre empregado e empregador;
- Maior probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho;
- Compromete a imagem da empresa no mercado;
- Queda na produtividade;
- Perda da qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços;
- Dificuldade de prestar um bom atendimento ao cliente;
- Aumento das chances de responder por processos trabalhistas.
Além de tudo, um ambiente de trabalho tóxico pode impactar na contratação de novos talentos. Isso porque muitos candidatos pesquisam sobre as empresas antes de aceitarem uma proposta de emprego. Assim, fica muito mais difícil contar com os melhores profissionais na equipe corporativa.
Para evitar o problema, é fundamental saber como identificar os sinais que levam à situação. Bem como falta de posicionamento de líderes e gestores, baixo engajamento dos colaboradores, desentendimentos constantes, comportamentos inadequados e muito mais.
10 sinais de um ambiente de trabalho tóxico
Muitos fatores que indicam um ambiente de trabalho tóxico podem ser bastante sutis, como práticas injustas, silenciamento e atos ilícitos ou perigosos. Mesmo assim, existem sinais específicos que ajudam a reconhecer quando há algum tipo de problema na rotina corporativa.
Veja a seguir:
- Falta de diálogo e abertura para reuniões e conversas em grupo;
- Colaboradores desanimados e sem energia para executar suas funções;
- Alta rotatividade de profissionais na empresa;
- Fofocas e críticas constantes entre os funcionários;
- Pedidos de afastamento de colaboradores;
- Ausência de empatia entre a equipe e os gestores;
- Problemas de relacionamento e comunicação;
- Aumento de casos de bullying, preconceito, intolerância e discriminação;
- Influência negativa de líderes na rotina de trabalho;
- Jogos de poder e troca de benefícios dentro da companhia.
Sob qualquer indício de tais sinais, é fundamental que o setor de RH adote medidas eficientes para contornar o problema. Sem isso, a empresa corre sérios riscos de perda de credibilidade e confiança, sobretudo diante de parceiros de negócios, fornecedores e investidores.
Ambiente de trabalho tóxico: como combater esse problema?
Como citamos, é preciso que a gestão defina ações eficientes para tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor, harmonioso e produtivo. Felizmente, existem diversas maneiras para superar o problema e manter o equilíbrio na cultura organizacional. Veja a seguir!
Realizar Teste de Integridade
Comportamentos inadequados e antiéticos impactam diretamente em um ambiente de trabalho ruim.
Por isso, é essencial identificar gatilhos comportamentais e prevenir os comportamentos que geram riscos para o ambiente de trabalho.
Aprimorar a comunicação interna
Muitos conflitos têm início justamente devido a falhas na comunicação entre os colaboradores e também na troca de informações entre os diferentes setores da companhia.
Para evitar a situação, é fundamental investir no aprimoramento da comunicação interna.
Nesse sentido, a gestão pode realizar reuniões de forma periódica, proporcionar diálogos saudáveis, aumentar a interação e promover a integração entre os departamentos.
Considerar o bem-estar dos colaboradores
Uma das principais ações para evitar o desenvolvimento de um ambiente de trabalho tóxico é priorizar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Uma boa forma para fazer isso é estimular práticas de cuidado com a saúde mental e física.
Além disso, os gestores e líderes podem ser flexíveis em relação ao horário dos funcionários. Implementando banco de horas para que possam sair mais cedo em determinados dias da semana, por exemplo.
Realizar pesquisas de clima organizacional
Uma ferramenta bem interessante para avaliar a qualidade do ambiente corporativo é a pesquisa de clima organizacional. Com isso, é possível entender como os colaboradores se sentem no espaço e se têm confiança para dialogar abertamente com os demais profissionais.
O recurso ainda pode auxiliar a gestão a identificar se existem condutas inadequadas sendo praticadas na companhia ou até mesmo para descobrir determinadas situações tóxicas que estão afetando o bem-estar do time.
Adotar a cultura do feedback
Ouvir as opiniões dos funcionários deve ser um dos principais passos para promover um ambiente de trabalho saudável e harmonioso. Outra prática essencial é a do feedback, que pode ser adotada para apontar os pontos positivos e negativos da atuação dos profissionais.
O feedback também representa uma medida extremamente valiosa para auxiliar a equipe a alcançar as metas estabelecidas pela organização. Dessa maneira, os colaboradores têm mais clareza de seus erros e como seguir para potencializar o desempenho e a produtividade.
Como vimos, um ambiente de trabalho tóxico afeta a produtividade, o bem-estar e a cooperação da equipe. Para isso, a gestão do empreendimento pode estabelecer as medidas listadas ao longo do conteúdo, já que são eficientes para prevenir e evitar a situação na rotina corporativa.