Exemplos de assédio verbal no trabalho e como evitar essa prática
7 de março de 2023
O assédio verbal é um tipo de violência que pode causar sérios danos emocionais e psicológicos nas pessoas. Esse tipo de comportamento, considerado ofensivo e abusivo, pode ser praticado nas empresas, por superiores ou por colegas de trabalho.
Para evitar que a situação torne-se recorrente, é fundamental que a gestão corporativa tome medidas e atitudes. Além disso, criar estratégias para prevenir esses e outros assédios.
Acompanhe a seguir e confira alguns exemplos de assédio verbal e quais são as melhores ações para evitar essa prática na companhia!
O que é assédio verbal?
No assédio verbal, o respeito se ausenta, não há troca e nem compreensão mútua. O diálogo é inundado de acusações, humilhações, ameaças e imposição de controle sobre o outro.
O agressor é capaz de manipular e transferir a culpa de seu comportamento para a própria vítima.
Em geral, as agressões aumentam de forma gradual e tornam-se recorrentes de maneira intencional para prejudicar as pessoas.
O alvo é colocado em situação constrangedora e inconveniente, na qual é inferiorizado e desestabilizado diante de outros indivíduos.
Nesse sentido, o assédio verbal pode acontecer de diferentes maneiras, como:
- Ameaças;
- Críticas agressivas;
- Comentários depreciativos;
- Insultos;
- Provocações;
- Piadas inapropriadas;
- Ridicularização constante;
- Xingamentos;
- Gritos;
- Desvalorização sistemática.
O assédio verbal representa um tipo de violência que deixa marcas evidentes nas vítimas. Elas podem acumular feridas emocionais e psicológicas profundas ao receber apelidos depreciativos e comentários sarcásticos, por exemplo.
É uma abordagem que causa desconforto, humilhação, intimidação e, em alguns casos, perseguição. O abuso verbal pode se manifestar em diferentes situações, de forma explícita ou velada.
Assédio verbal é crime?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 483, garante o direito de rescisão e indenização quando houver ato lesivo da honra e boa fama. como o assédio verbal. Com isso, o funcionário pode ser compensado por danos morais, como ocorre em casos de demissão.
O Código Civil também considera ato ilícito todo tipo de dano que se enquadra como assédio verbal.
Embora a violência não esteja mencionada literalmente na lei. A vítima é resguardada e passível de indenização em diferentes artigos da Constituição, da CLT e do Código Civil.
Assédio verbal no trabalho: quais os perigos?
No ambiente corporativo, o assédio verbal pode ocorrer por líderes e gestores, ou por colegas de trabalho.
As palavras ditas, em geral, desvalorizam o trabalho e a capacidade profissional do colaborador, provocando baixa autoestima e desmotivação.
Quem passa por essa situação pode enfrentar inúmeros problemas emocionais e psicológicos, como ansiedade, estresse, síndrome de burnout, pânico, entre outros.
Assim como as vítimas, as empresas também são prejudicadas com processos trabalhistas e clima organizacional negativo.
10 exemplos comuns de assédio verbal no trabalho
São inúmeras as situações que podem ser enquadradas como ofensa à dignidade do profissional.
As condutas, em geral, são praticadas por superiores, mas também podem partir de colegas. Dessa forma, a violência tem o objetivo de inferiorizar, isolar e desestabilizar mentalmente a vítima.
Assim, são geradas muitas consequências, tanto para o empregado quanto para a empresa. Para ser considerado abuso verbal, no entanto, a ação deve ocorrer de forma frequente. Veja alguns exemplos comuns a seguir:
- Acusar o funcionário de erros que não existem;
- Estipular metas excessivas;
- Determinar horários e jornadas de trabalho extensas;
- Dar instruções erradas para prejudicar o desempenho do profissional;
- Xingar e agredir verbalmente;
- Causar punições injustas;
- Fazer brincadeiras ofensivas e constrangedoras;
- Atribuir apelidos vexatórios ou pejorativos;
- Retirar os instrumentos usados para o trabalho;
- Humilhar de forma pública ou privada.
Como a empresa deve agir em casos de assédio verbal no trabalho?
É fundamental que os gestores de Recursos Humanos trabalhem para que o assédio verbal não seja uma realidade no ambiente corporativo.
Para isso, é preciso que a equipe esteja por dentro de tudo o que acontece na empresa para prevenir e, se possível, reprimir esse tipo de prática.
Nesse caso, é interessante realizar avaliações para entender os riscos e, a partir disso, traçar estratégias de prevenção, como políticas de conduta que visam proteger a dignidade dos funcionários.
Do mesmo modo, também é interessante promover treinamentos para todos os colaboradores e criar um canal de ouvidoria para receber as denúncias.
Outra medida é fornecer condições adequadas de trabalho para garantir que todos os profissionais tenham acesso aos seus direitos.
Como auxiliar vítimas de assédio verbal no trabalho?
O primeiro passo é conversar com a vítima que sofreu o assédio verbal e entender como a situação aconteceu.
Muitos funcionários são coagidos a não denunciar, por medo de perder o emprego. Mesmo assim, é fundamental que a organização ofereça uma rede de apoio e o devido suporte.
Também é essencial ouvir a pessoa acusada e outras pessoas que presenciaram o abuso para conseguir esclarecer a situação. A empresa deve ser a principal interessada em acabar com esses casos e buscar soluções.
Assim que ocorrer o assédio verbal, o ideal é que a equipe de RH demonstre respeito e iniciativa diante das denúncias. Apenas assim é possível elaborar punições e tomar as devidas medidas de proteção à vítima.
Como citamos, a gestão de Recursos Humanos pode elaborar estratégias para proteger os colaboradores e prevenir para que o assédio verbal não se torne uma realidade no ambiente de trabalho.
Veja, a seguir, como fazer isso de maneira prática:
- Criar um canal de denúncia anônima;
- Realizar pesquisas de clima organizacional;
- Pautar o diálogo como um dos pilares da cultura da empresa;
- Proporcionar suporte psicológico para casos que abalam a autoestima dos profissionais;
- Investir em treinamentos para transformar os comportamentos nocivos dos colaboradores;
- Realizar punições para o assediador, como advertências, suspensão ou demissão;
- Fornecer um ambiente de trabalho adequado e agradável;
- Censurar práticas desrespeitosas que interferem na construção de relacionamentos mais saudáveis entre os funcionários.
Outra maneira de prevenir o assédio verbal na empresa é adotando um teste de integridade, também conhecido como PIR (Potencial de Integridade Resiliente). A ferramenta é utilizada pelos empregadores e recrutadores, para conhecer mais a fundo o perfil comportamental dos colaboradores.
O PIR é o único teste com validação científica no mercado. Ele está presente no mundo inteiro e disponível em diferentes idiomas. A análise fica disponível em até 30 horas após o participante concluir o teste.
Lembre-se que o assédio verbal pode gerar danos tanto para a vítima quanto para o empreendimento. Utilizar o PIR como ferramenta, nesse caso, é uma das melhores maneiras de prevenir que a situação ocorra e torne-se frequente no ambiente organizacional.