TESTE DE PERFIL COMPORTAMENTAL: SAIBA O QUE É E OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA

Se você atua com Gestão de Pessoas sabe que ela está se consolidando, cada vez mais, como uma área estratégica para as empresas. Afinal, ela é a responsável por cuidar de um dos principais ativos do negócio: os seus talentos.

Nesse sentido, o posicionamento estratégico do RH começa no primeiro contato dos profissionais com a sua marca e deve ser evidenciado no processo seletivo. Isso é feito por meio de estratégias de Employer Branding (marca empregadora) e de uma seleção usando as melhores ferramentas e métodos. 

Um deles é o teste de perfil comportamental. Com a aplicação desse recurso aos processos de recrutamento e seleção é possível ter mais qualidade às contratações de profissionais. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá?

O QUE É UM TESTE DE PERFIL COMPORTAMENTAL? 

Um teste de perfil comportamental é uma ferramenta essencial em processos de recrutamento e seleção para identificar o fit de soft skills (habilidades interpessoais) do candidato com o cargo pleiteado. Esse recurso é necessário uma vez que há vários perfis profissionais, e não existe um melhor que o outro. No entanto, os perfis devem ser encaixados na função correspondente. 

Esses testes identificam ao fornecedor informações sobre traços de personalidade do candidato. Naturalmente, se a escolha do talento é a mais precisa possível às características do cargo, a tendência é que esse colaborador fique por mais tempo na função e tenha uma boa experiência na empresa. 

QUAIS AS METODOLOGIAS QUE PODEM SER APLICADAS? 

Existem diversas metodologias disponíveis no mercado para avaliar o perfil comportamental dos candidatos. No entanto, vamos apresentar a você aquelas que são mais utilizadas em grandes organizações, principalmente multinacionais. É a partir dessa ferramenta que elas conseguem atuar de maneira certeira. 

DISC 

Criada na década de 1920, a metodologia DISC é desenvolvida considerando 4 tipos de perfis comportamentais: dominance (dominância); influence (influência); steadiness (estabilidade) e conscientiousness (consciência). De acordo com ela, uma pessoa pode apresentar características de mais de um dos perfis, ter um perfil equilibrado ou um predominante dentre os tipos elementados. 

Esse teste de personalidade pode ser aplicado a qualquer momento durante a jornada do colaborador. É interessante avaliar a sua implementação em caso de mensurar o desenvolvimento e amadurecimento do profissional. Afinal, o nosso perfil não é estático: ele muda conforme as novas experiências pessoais e profissionais. 

HBDI 

Conhecido como Teoria dos 16 Tipos, essa metodologia proposta pelo pesquisador Herrmann afirma que existem quatro lados do cérebro, sendo que um deles é o dominante no cérebro de uma pessoa. Eles são o analítico, experimental, prático e relacional. Dentro de cada uma dessas categorias existem quatro subtipos. Por isso, ao todo são identificadas 16 personalidades. 

O teste de perfil comportamental desenvolvido por Herrmann avalia o quanto os pensamentos e decisões do candidato estão concentrados em cada quadrante (os lados do cérebro). Ele mapeia como cada profissional absorve as informações, processa e o que faz com elas. 

PI 

O Sistema Predective Index é um teste de perfil comportamental que tem por objetivo identificar quais as tendências de comportamento mais fortes de um candidato, bem como as suas necessidades motivadoras. Ele também considera quatro fatores: dominante, extrovertido, paciente e formal. Essa ferramenta traz resultados precisos sobre o profissional e pode ser implementada em outros contextos que não seja somente o de um processo de recrutamento e seleção. 

O relatório apresenta um resumo do perfil, um texto mais detalhado sobre as características e particularidades do candidato, além de um gráfico, conhecido como escala de sigma. É uma análise objetiva e precisa que, com certeza, faz a diferença na hora de fazer a gestão estratégica de pessoas do seu negócio. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO TESTE PARA O NEGÓCIO? 

Muitas vezes, é comum os candidatos não compreenderem a necessidade dos testes. No entanto, toda empresa deve saber a importância de um teste de perfil comportamental para o desenvolvimento do seu negócio. Ele é uma ferramenta fundamental para que o seu RH atue de maneira estratégica e inteligente. A seguir, confira os principais benefícios observados com a implementação dessa ferramenta. 

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 

Os processos de recrutamento têm um custo para o negócio. A jornada de trabalho do analista de seleção, espaço para a realização das etapas seletivas, materiais necessários, etc são um investimento que a empresa faz para contratar os melhores talentos do mercado. Além disso, após a seleção, o candidato aprovado é submetido ao processo de onboarding (embarque) com treinamentos e a disponibilização de ferramentas para desempenhar a função. 

Conseguiu fazer a conta de quanto capital está envolvido em um processo de recrutamento? Acrescente a isso o custo de desligamento de um colaborador que não teve fit com uma vaga da qual ele foi aprovado. Com a implementação de um teste de perfil comportamental você consegue reduzir essas ocorrências e otimizar a qualidade do seu processo seletivo. 

FORTALECIMENTO DA CULTURA CORPORATIVA 

A implementação de um teste de perfil comportamental apresenta aos candidatos a seriedade da empresa. Esse já é um momento em que ele absorve quais são os valores que a empresa cultiva na sua cultura: organização e gerenciamento guiado a dados. A tendência é que, caso seja aprovado, o colaborador tome suas decisões baseado nas experiências que vive dentro da empresa. 

REDUÇÃO DA TAXA DE TURNOVER 

O turnover (rotatividade) é um dos grandes vilões do desempenho das empresas. Sabe por quê? Ele é inimigo direto de uma gestão inteligente de custos. Afinal, quanto mais alta está a taxa de turnover da sua empresa, maior a conta do seu departamento de Recursos Humanos, pois é necessária uma quantidade maior de dinheiro para acertos trabalhistas e a realização de novos processos de recrutamento e seleção. 

Para fazer a aplicação de um teste de perfil comportamental é essencial que a sua organização conte com um profissional especializado em Recursos Humanos ou contrate uma empresa terceira que possa desenvolver todo o processo seletivo. O interessante de ter um analista de seleção é a facilidade em transmitir os valores da sua organização e ter mais precisão na escolha dos candidatos. 

O que você achou deste post? Se gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro de assuntos relevantes para o desenvolvimento sustentável do seu negócio, cadastre-se na nossa newsletter!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *