Employer Branding: como melhorar a imagem da sua empresa

12 de julho de 2023
employer branding

Cada vez mais, as organizações enfrentam dificuldades para atrair e reter os melhores talentos do mercado de trabalho. Para isso, as companhias adotam estratégias, como a de Employer Branding.

A tática consiste em construir e fortalecer a imagem das marcas empregadoras. O objetivo é promover a melhora do local de trabalho, garantir condições favoráveis para os crescimento profissional e também tornar as empresas mais competitivas.

Quer entender como o conceito de Employer Branding pode auxiliar os negócios de diferentes setores? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é Employer Branding?

O Employer Branding é um conjunto de ações que contribuem para gerar uma percepção positiva do ambiente corporativo. A estratégia visa atrair, reter e elevar o nível de satisfação dos colaboradores, tornando a companhia reconhecida como uma boa empregadora.

No entanto, o Employer Branding é um projeto de longo prazo e requer fortalecer a cultura organizacional, o sistema de benefícios, a remuneração, os treinamentos, entre outras práticas. Além disso, o conceito caminha lado a lado com os processos de recrutamento e seleção de colaboradores.

As ações dessa estratégia refletem tanto o público interno, como funcionários e gestores, quanto o externo, como clientes, fornecedores e parceiros. 

Dessa forma, as atitudes ajudam a melhorar a impressão geral da empresa, garantindo a reputação da marca como um bom lugar para trabalhar.

Entenda a importância do Employer Branding

Desenvolver o Employer Branding na companhia contribui diretamente para atingir melhores resultados nos negócios.

Além da importância na construção e manutenção de defensores, a estratégia também impacta de forma positiva os níveis de produtividade no ambiente corporativo.

Com uma boa reputação, a atração de profissionais qualificados é facilitada, reduzindo o tempo e os recursos para os processos de seleção e recrutamento.

Ou seja, quanto melhor a imagem, mais fácil é ter uma equipe de funcionários engajados e alinhados aos valores do empreendimento.

As técnicas de Employer Branding ainda são capazes de tornar os colaboradores verdadeiros defensores da marca.

Por sua vez, as pessoas acabam fazendo uma divulgação espontânea das qualidades que a organização oferece em termos de profissionalismo e benefícios trabalhistas.

Employer Branding e Branding: qual a diferença?

É fundamental diferenciar Employer Branding do conceito de Branding.

Ao contrário do que a primeira estratégia sugere, o branding se concentra mais na reputação externa da empresa. Tanto no mercado quanto no que diz respeito aos consumidores e demais públicos.

O objetivo principal do Branding é despertar sensações e criar conexões. Elas são essenciais para os clientes escolherem a empresa no momento de decisão de uma compra de produto ou serviço. 

Com isso, o Branding envolve a identidade da marca, como discurso, valores, logomarca, entre outros.

Já o Employer Branding, como vimos anteriormente, é voltado para processos internos e envolve a valorização das pessoas responsáveis pelo dia a dia das operações. 

Por fim, é como a companhia se relaciona e constrói, diariamente, o vínculo com a sua equipe.

10 benefícios do Employer Branding para empresas

As técnicas de Employer Branding oferecem benefícios em todas as áreas e operações das organizações. Como estratégia de gestão corporativa, o conceito é responsável por:

  1. Atrair talentos qualificados;
  2. Gerar engajamento e aumentar a produtividade dos colaboradores;
  3. Fortalecer a reputação positiva da empresa perante o mercado e os clientes;
  4. Reter os melhores talentos;
  5. Facilitar o processo de recrutamento e seleção;
  6. Reforçar os valores da companhia;
  7. Atrair candidatos mais alinhados;
  8. Garantir vantagem competitiva na busca por talentos;
  9. Criar promotores da marca;
  10.  Melhorar os resultados gerais da empresa.

10 melhores formas de aplicar o Employer Branding

O Employer Branding garante um ambiente de trabalho mais saudável, no entanto, a construção da estratégia requer bastante planejamento e análise. 

Além de tudo, é fundamental ter um conhecimento profundo sobre a essência da marca. Algumas práticas podem ajudar nesse sentido. Veja:

  1. Analise a situação atual da companhia e defina objetivos claros;
  2. Identifique o perfil do colaborador ideal;
  3. Estabeleça a Proposta de Valor do Empregado (EVP);
  4. Comunique sobre a marca empregadora e use o marketing digital;
  5. Tenha uma cultura organizacional forte e documentada;
  6. Ofereça um clima e ambiente corporativo positivo;
  7. Reconheça os colaboradores e invista em uma boa política de benefícios;
  8. Implemente a cultura de feedback;
  9. Exerça a transparência;
  10.  Mantenha os funcionários satisfeitos.

O Employer Branding é uma parte essencial para o crescimento e consolidação de uma boa marca empregadora no mercado. 

Por isso mesmo, a tarefa deve envolver todos os setores da companhia. O setor de marketing, por exemplo, auxilia na divulgação para todos sobre a cultura promovida pela organização.

Técnicas de marketing para impulsionar o Employer Branding

A partir de algumas técnicas de marketing é possível impulsionar o conceito de Employer Branding na empresa. 

O marketing digital, por exemplo, pode ser adotado como uma ação para atrair novos talentos ou manter a motivação dos funcionários que já atuam na empresa.

Veja, a seguir, algumas práticas recomendadas nesse sentido:

  1. Mantenha as redes sociais sempre atualizadas e atrativas para novos talentos;
  2. Apresente a rotina da empresa por meio de fotos e vídeos;
  3. Compartilhe a cultura organizacional na página de carreiras;
  4. Crie um blog e forneça acesso para que os profissionais participem da produção de conteúdo;
  5. Divulgue depoimentos da equipe nas redes sociais e site da empresa.

O marketing é uma importante ferramenta de divulgação do Employer Branding da marca. Intensificar as campanhas de marketing digital, portanto, tem um papel bastante relevante para o sucesso da estratégia. 

Por isso mesmo, é fundamental aliar este setor ao RH e à comunicação da companhia.

Até mesmo porque o Employer Branding só funciona se todas as áreas trabalham de maneira integrada. 

Implemente o marketing com o Employer Branding

O marketing transmite a imagem do negócio, sendo responsável por fortalecer tanto o relacionamento interno quanto o reconhecimento do empreendimento no mercado de trabalho. 

Nesse sentido, o marketing agrega ao employer branding promovendo um ambiente de trabalho saudável através da comunicação interna. Deu para perceber o quão relevante é o conceito de Employer Branding para qualquer empresa. 

Atrair e reter os melhores talentos é o objetivo de muitas organizações. Mas é preciso ter em mente que é fundamental garantir a satisfação e o bem-estar de todos os colaboradores para atingir bons resultados.


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