Área de clientes Área de candidatos
  • Español
  • Português
  • English
s2 Consultoria
  • Inicio
  • Soluciones
  • Contenido
Prueba de integridad PIR

Identificamos y prevenimos los riesgos de comportamiento

Más información sobre las pruebas de integridad
Investigación empresarial

Hemos reconstruido un entorno de trabajo ético

Más información sobre investigación empresarial
Formación y conferencias

Traducimos la ciencia del comportamiento en transformación y conocimiento

Más información sobre formación Saber Conferencias
  • Blog
  • Podcast
  • Literatura sobre dilemas
  • Nosotros
  • Prueba de integridad Investigación empresarial Formación Conferencias
  • Blog Podcast Literatura sobre dilemas Investigación

Formulario de contacto

  • Inicio
  • Blog

Assédio verbal no trabalho: O que é e como evitar | S2 Consultoria

Mar 7, 2023
Exemplos de assédio verbal no trabalho e como evitar essa prática
Navegue por tópicos

O assédio verbal é um tipo de violência que pode causar sérios danos emocionais e psicológicos nas pessoas. Esse tipo de comportamento, considerado ofensivo e abusivo, pode ser praticado nas empresas, por superiores ou por colegas de trabalho.

Para evitar que a situação torne-se recorrente, é fundamental que a gestão corporativa tome medidas e atitudes. Além disso, criar estratégias para prevenir esses e outros assédios. 

Acompanhe a seguir e confira alguns exemplos de assédio verbal e quais são as melhores ações para evitar essa prática na companhia! 

O que é assédio verbal?

No assédio verbal, o respeito se ausenta, não há troca e nem compreensão mútua. O diálogo é inundado de acusações, humilhações, ameaças e imposição de controle sobre o outro. 

O agressor é capaz de manipular e transferir a culpa de seu comportamento para a própria vítima.

Em geral, as agressões aumentam de forma gradual e tornam-se recorrentes de maneira intencional para prejudicar as pessoas. 

O alvo é colocado em situação constrangedora e inconveniente, na qual é inferiorizado e desestabilizado diante de outros indivíduos.

Nesse sentido, o assédio verbal pode acontecer de diferentes maneiras, como:

  • Ameaças;
  • Críticas agressivas;
  • Comentários depreciativos;
  • Insultos;
  • Provocações;
  • Piadas inapropriadas;
  • Ridicularização constante;
  • Xingamentos;
  • Gritos;
  • Desvalorização sistemática.

O assédio verbal representa um tipo de violência que deixa marcas evidentes nas vítimas. Elas podem acumular feridas emocionais e psicológicas profundas ao receber apelidos depreciativos e comentários sarcásticos, por exemplo. 

É uma abordagem que causa desconforto, humilhação, intimidação e, em alguns casos, perseguição. O abuso verbal pode se manifestar em diferentes situações, de forma explícita ou velada.

Assédio verbal é crime?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 483, garante o direito de rescisão e indenização quando houver ato lesivo da honra e boa fama. como o assédio verbal. Com isso, o funcionário pode ser compensado por danos morais, como ocorre em casos de demissão.

O Código Civil também considera ato ilícito todo tipo de dano que se enquadra como assédio verbal. 

Embora a violência não esteja mencionada literalmente na lei. A vítima é resguardada e passível de indenização em diferentes artigos da Constituição, da CLT e do Código Civil.

Assédio verbal no trabalho: quais os perigos?

No ambiente corporativo, o assédio verbal pode ocorrer por líderes e gestores, ou por colegas de trabalho. 

As palavras ditas, em geral, desvalorizam o trabalho e a capacidade profissional do colaborador, provocando baixa autoestima e desmotivação. 

Quem passa por essa situação pode enfrentar inúmeros problemas emocionais e psicológicos, como ansiedade, estresse, síndrome de burnout, pânico, entre outros. 

Assim como as vítimas, as empresas também são prejudicadas com processos trabalhistas e clima organizacional negativo.

10 exemplos comuns de assédio verbal no trabalho

São inúmeras as situações que podem ser enquadradas como ofensa à dignidade do profissional. 

As condutas, em geral, são praticadas por superiores, mas também podem partir de colegas. Dessa forma, a violência tem o objetivo de inferiorizar, isolar e desestabilizar mentalmente a vítima.

Assim, são geradas muitas consequências, tanto para o empregado quanto para a empresa. Para ser considerado abuso verbal, no entanto, a ação deve ocorrer de forma frequente. Veja alguns exemplos comuns a seguir:

  1. Acusar o funcionário de erros que não existem;
  2. Estipular metas excessivas;
  3. Determinar horários e jornadas de trabalho extensas;
  4. Dar instruções erradas para prejudicar o desempenho do profissional;
  5. Xingar e agredir verbalmente;
  6. Causar punições injustas;
  7. Fazer brincadeiras ofensivas e constrangedoras;
  8. Atribuir apelidos vexatórios ou pejorativos;
  9. Retirar os instrumentos usados para o trabalho;
  10. Humilhar de forma pública ou privada.

Como a empresa deve agir em casos de assédio verbal no trabalho?

É fundamental que os gestores de Recursos Humanos trabalhem para que o assédio verbal não seja uma realidade no ambiente corporativo. 

Para isso, é preciso que a equipe esteja por dentro de tudo o que acontece na empresa para prevenir e, se possível, reprimir esse tipo de prática.

Nesse caso, é interessante realizar avaliações para entender os riscos e, a partir disso, traçar estratégias de prevenção, como políticas de conduta que visam proteger a dignidade dos funcionários.

Do mesmo modo, também é interessante promover treinamentos para todos os colaboradores e criar um canal de ouvidoria para receber as denúncias. 

Outra medida é fornecer condições adequadas de trabalho para garantir que todos os profissionais tenham acesso aos seus direitos.

Como auxiliar vítimas de assédio verbal no trabalho?

O primeiro passo é conversar com a vítima que sofreu o assédio verbal e entender como a situação aconteceu. 

Muitos funcionários são coagidos a não denunciar, por medo de perder o emprego. Mesmo assim, é fundamental que a organização ofereça uma rede de apoio e o devido suporte.

Também é essencial ouvir a pessoa acusada e outras pessoas que presenciaram o abuso para conseguir esclarecer a situação. A empresa deve ser a principal interessada em acabar com esses casos e buscar soluções.

Assim que ocorrer o assédio verbal, o ideal é que a equipe de RH demonstre respeito e iniciativa diante das denúncias. Apenas assim é possível elaborar punições e tomar as devidas medidas de proteção à vítima.

Como citamos, a gestão de Recursos Humanos pode elaborar estratégias para proteger os colaboradores e prevenir para que o assédio verbal não se torne uma realidade no ambiente de trabalho. 

Veja, a seguir, como fazer isso de maneira prática:

  1. Criar um canal de denúncia anônima;
  2. Realizar pesquisas de clima organizacional;
  3. Pautar o diálogo como um dos pilares da cultura da empresa;
  4. Proporcionar suporte psicológico para casos que abalam a autoestima dos profissionais;
  5. Investir em treinamentos para transformar os comportamentos nocivos dos colaboradores;
  6. Realizar punições para o assediador, como advertências, suspensão ou demissão;
  7. Fornecer um ambiente de trabalho adequado e agradável;
  8. Censurar práticas desrespeitosas que interferem na construção de relacionamentos mais saudáveis entre os funcionários.

Outra maneira de prevenir o assédio verbal na empresa é adotando um teste de integridade, também conhecido como PIR (Potencial de Integridade Resiliente). A ferramenta é utilizada pelos empregadores e recrutadores, para conhecer mais a fundo o perfil comportamental dos colaboradores.

O PIR é o único teste com validação científica no mercado. Ele está presente no mundo inteiro e disponível em diferentes idiomas. A análise fica disponível em até 30 horas após o participante concluir o teste.

Lembre-se que o assédio verbal pode gerar danos tanto para a vítima quanto para o empreendimento. Utilizar o PIR como ferramenta, nesse caso, é uma das melhores maneiras de prevenir que a situação ocorra e torne-se frequente no ambiente organizacional.

Aproveite a visita e conheça mais sobre o PIR e como o teste pode auxiliar a identificar assediadores, a partir de técnicas investigativas modernas e inovadoras!

Post Relacionados

Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
Ene 13, 2025
Salud mental en el trabajo: estrategias para fomentar el bienestar de los empleados

La salud mental de los trabajadores puede repercutir en el éxito de la empresa, además de causar daños irreversibles a los empleados.

Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico
Dic 17, 2024
Riesgos y consecuencias de un entorno laboral tóxico

Un entorno laboral tóxico hace mucho daño a las empresas y a las personas. Por eso es importante combatirlo.

Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção
Dic 5, 2024
Pruebas de integridad como herramienta anticorrupción

Los actos de corrupción también pueden producirse en las empresas. Por eso es importante conocer y adoptar medidas anticorrupción.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consultoría
  • Inicio
  • Políticas
  • Canal de Denuncias
Contenido
  • Prueba de integridad PIR
  • Investigación empresarial
  • Conferencias
  • Formación
Soluciones
  • Blog
  • Podcast
  • Literatura sobre dilemas
Clientes y candidatos
  • Área de clientes
  • Área de candidatos
Correo electrónico:
[email protected]
Teléfono

+55 (11) 3797-6888

Síganos en la web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos los derechos reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53