Gestão comportamental: o que é, benefícios e como implementar

5 de julho de 2023
gestão comportamental

As competências técnicas são fundamentais para que os profissionais possam exercer o seu cargo com eficiência. No entanto, suas atitudes também precisam ser consideradas, pois elas influenciam o desempenho do indivíduo. Por isso, a gestão comportamental é uma estratégia indispensável para as empresas.

Por meio dela, é possível conhecer de uma forma mais aprofundada o perfil de comportamento de cada um dos colaboradores. Assim, a empresa tem a oportunidade de direcionar da melhor forma os talentos e montar equipes mais alinhadas com as suas metas e objetivos.

Neste artigo você vai entender o que é gestão comportamental, como ela pode ser aplicada no seu negócio e a importância dessa estratégia. Acompanhe.

O que é gestão comportamental?

Primeiramente, a gestão comportamental é um método de gerenciamento que tem por objetivo compreender o comportamento dos colaboradores de uma empresa. Dessa forma é possível organizar equipes mais equilibradas e alinhadas, além de aproveitar melhor as habilidades e potencial dos talentos.

Por meio dessa estratégia também é possível fazer contratações mais assertivas, além de determinar o perfil ideal para cada cargo. Além disso, alocar e realocar colaboradores considerando o comportamento de cada um deles.

Por que a gestão comportamental é importante?

Aplicar a gestão comportamental na prática do dia a dia da empresa é fundamental para que ela conheça o perfil de cada um dos seus profissionais. Assim, pode lidar da melhor forma com as muitas personalidades e características que são encontradas na equipe.

Essa estratégia permite identificar possíveis reações dos profissionais em situações diversas. Também é uma forma de implementar ações para desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores. Dessa forma, eles podem ser aproveitados da melhor maneira dentro da empresa, criando oportunidade de crescimento para os profissionais promissores.

Como a gestão comportamental beneficia as empresas?

Entender o que é gestão comportamental e saber como colocar em prática é essencial para que a empresa tenha equipes mais motivadas e produtivas. Afinal, quando identificamos o perfil do comportamento de um colaborador ele pode ser direcionado para uma vaga na qual se encaixa melhor.

Esse profissional terá muito mais motivação e satisfação com o seu trabalho .Isso vai render para a empresa uma produtividade maior, mais qualidade nas entregas e a redução da rotatividade de colaboradores.

Por fim, há uma retenção de talentos maior e a valorização do capital humano. O que retorna em resultados para a organização devido ao engajamento da equipe e a melhoria do clima organizacional.

Gestão comportamental: 6 dicas práticas para aplicar

Investir em um curso de gestão comportamental para os profissionais da empresa é muito importante. Ainda mais, para que eles consigam implementar essa estratégia de acordo com as necessidades e expectativas da organização. 

Separamos seis dicas para que você possa aplicar a gestão comportamental no seu negócio. Confira:

1. Mapeie o perfil dos colaboradores para conhecer as características de cada um dos membros da equipe, criar um banco de dados para a organização e verificar se os talentos estão sendo aproveitados como poderiam ser.

2. Defina o perfil comportamental desejado para cada uma das funções exercidas dentro da empresa, a fim de estabelecer as características que o profissional deve ter para ocupar um determinado cargo.

3. Alinhe os perfis ideais para as funções tendo como base as informações da sua equipe e aquilo que foi definido para cada cargo. Assim é possível realocar os colaboradores para que eles estejam em funções mais alinhadas com as suas características.

4. Desenvolva o perfil dos funcionários para que eles possam desenvolver habilidades e características pertinentes ao cargo que ocupam. Isso em especial quando se trata dos profissionais com grandes habilidades técnicas que estão em cargos importantes.

5. Forme líderes na empresa que consigam trabalhar com colaboradores de diferentes perfis comportamentais. Dessa forma eles saberão orientar os talentos para alcançar os melhores resultados.

6. Defina e acompanhe metas para que você consiga verificar se as mudanças e as adequações realizadas estão surtindo o efeito esperado. É interessante definir as metas antes de dar início ao processo de mudança e monitorar de forma constante, de acordo com cada nova ação implementada.

Entenda a importância da avaliação comportamental para sua empresa

A avaliação de perfil comportamental ajuda a entender o perfil dos colaboradores que já estão na empresa. Ela é uma ferramenta para levantar dados e informações sobre os talentos para que eles possam ser conhecidos de uma forma mais profunda.

Entretanto, esse tipo de avaliação costuma ser muito empregado em processos de recrutamento e seleção. Assim a empresa consegue selecionar os candidatos mais promissores para um determinado cargo. Isso vai de acordo com perfil comportamental que ela estabeleceu para o profissional que deverá ocupá-lo.

Dessa forma, permite fazer contratações mais assertivas. Encontrando os profissionais que se alinham à cultura da empresa e que podem entregar aquilo que a organização está buscando. Ao mesmo tempo, que consigam se enquadrar no grupo que já está formado.

4 perfis comportamentais para você conhecer

Existem quatro perfis comportamentais principais que encontramos entre os indivíduos. São eles o analista, o comunicador, o planejador e o executor.

Analista: é o perfil perfeccionista, que gosta do trabalho bem executado e feito em detalhes, com alta qualidade.

Comunicador: é o perfil daqueles que têm uma grande capacidade e facilidade para se conectar com outras pessoas.

Planejador: é o perfil que gosta da previsibilidade e que não lida muito bem com mudanças.

Executor: costuma ser o perfil dos líderes, pois são indivíduos proativos que buscam melhorias constantes. É um perfil forte e competitivo.

4 ferramentas de gestão comportamental para utilizar

Também existem ferramentas de gestão comportamental, o que é importante adotar para que essa estratégia seja implementada de uma forma mais eficiente. Conheça a seguir quatro ferramentas que você pode utilizar.

Avaliação de desempenho

Ferramenta para analisar e mensurar a performance do colaborador, a fim de identificar as suas habilidades, competências e também as fraquezas.

Programas de capacitação e desempenho

São utilizados em duas situações. Primeiro para descobrir os talentos que estão sendo mal aproveitados dentro da organização. Assim também para desenvolver habilidades que contribuam para o aprimoramento das hard skills (competências técnicas) e soft skills (comportamentais e emocionais).

Pesquisa de clima organizacional

Ferramenta fundamental para conhecer o grau de satisfação e de motivação dos colaboradores de uma empresa. Por meio dela é possível promover ações que auxiliem no desenvolvimento individual e do grupo, para aumentar o engajamento e a produtividade.

Plano de carreira

Aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores para que desempenhem suas funções com mais qualidade. A fim de terem a chance de ocupar cargos mais importantes dentro da empresa. Ajuda a reter e atrair talentos.

Como o RH implementa a gestão comportamental?

Para implementar a gestão comportamental na empresa, o RH precisa começar conhecendo os talentos que estão na organização. Isso pode ser feito por meio de entrevistas, diálogos e também testes que ajudam a conhecer o pensamento e a postura desses profissionais.

É importante entender quais são as demandas da empresa, para estabelecer uma estratégia que vai orientar a gestão de comportamento. Por exemplo:

  • É necessário promover o desenvolvimento dos talentos?
  • É preciso alcançar mais produtividade?
  • Montar equipes com diversidade maior?

Enfim, o que se pretende como resultado? Assim o RH poderá implementar ações para alcançar esses objetivos, o que pode ser, por exemplo, por meio de treinamentos e de cursos. Também de desenvolvimento de líderes ou até mesmo de novas contratações.

Qual a relação entre o Teste de Integridade e a gestão comportamental?

O teste de integridade é fundamental para fazer a gestão comportamental na empresa . Ele permite identificar a possibilidade de comportamentos de risco, antiéticos ou inadequados dentro da corporação.

Com esse teste a empresa pode identificar os colaboradores que não estão alinhados à sua cultura. Também que poderiam gerar impactos legais ou até comprometer a integridade dos demais colaboradores, além da imagem da própria empresa.

Contudo, esse teste pode ser aplicado antes de fazer a contratação do colaborador. 

Dessa forma, é possível fazer uma seleção mais minuciosa. A fim de identificar os gatilhos comportamentais considerados de risco, para que a empresa não cometa erros na hora de formar suas equipes.

Do mesmo modo, colocar profissionais inadequados em cargos de grande importância e responsabilidade.

Muitas vezes, os problemas e demissões que acontecem nas empresas não são decorrentes de falta de competência técnica, mas sim em função do comportamento do colaborador.

Por isso, implementar a gestão comportamental, inclusive realizando o teste de integridade, é essencial para ter uma equipe capacitada e alinhada com a cultura da empresa.

Fez uma boa leitura? Esperamos que o texto tenha trazido algumas ideias para aplicar na gestão comportamental da sua empresa.

Além de saber fazer uma boa gestão comportamental, é essencial identificar comportamentos inadequados logo no processo seletivo, para que seja possível desenvolvê-los e prevenir comportamentos de risco como assédio, fraude, discriminação e outros. Por isso, conheça o PIR e saiba como prevenir e identificar esses comportamentos.