Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

O que fazer após receber uma ocorrência no canal de denúncias da sua empresa? - s2 Consultoria

dez 9, 2020
O que fazer após receber uma ocorrência no canal de denúncias da sua empresa?
Navegue por tópicos

Vemos notícias de grandes corporações envolvidas em escândalos legais e sofrendo com problemas de compliance. Se você tem a preocupação se o seu local de trabalho está com tudo em dia, uma boa maneira de aumentar a conformidade é abrir um canal de denúncias.

Mas como trabalhar esses relatos da maneira correta? Neste post vamos trazer mais informações sobre o assunto. Continue a leitura!

Por que instituir um canal de denúncias na sua organização?

Após a instituição da Lei Anticorrupção em 2014, as empresas estão preocupadas em manter o compliance e evitar problemas maiores. Para isso, estão investindo em estratégias de adequação e o canal de denúncias é uma delas.

Por meio desse veículo, é possível identificar problemas de conformidade logo no começo, evitando que se tornem questões muito maiores que possam prejudicar a marca.

Vale lembrar que o canal de denúncias não serve só para evitar atos ilícitos. Práticas comuns e que em muitos casos passam despercebidas, como assédios moral e sexual, podem vir à tona quando há um espaço seguro no qual os funcionários trazem seus relatos.

Em tempos de troca de informação em tempo real, tomar providências para proteger a imagem da organização é indispensável.

Como a empresa deve agir ao receber uma denúncia?

Instituir um canal de denúncias não é o suficiente. É necessário ter a abordagem correta para que esse veículo de comunicação realmente funcione e seja positivo para a organização. Entenda melhor qual a abordagem a ser adotada a partir do momento em que uma denúncia é feita.

Iniciar o processo investigativo

O primeiro tratamento após o recebimento de uma denúncia é checar a veracidade dos relatos, fazendo uma investigação minuciosa dos fatos e avaliando documentos e registros.

Essa etapa conta com prazos que podem variar de acordo com a empresa. A multinacional White Martins, por exemplo, tem como prática o período de 30 dias para a investigação, podendo prorrogar esse prazo para casos mais complexos.

Realizar entrevistas de acordo com cada caso

As entrevistas são parte da etapa de investigação e ajudam a avaliar a veracidade da denúncia. Essas entrevistas são conduzidas por profissionais certificados capazes de avaliar a situação e o relato prestado, a fim de identificar a coerência das informações prestadas.

Elas podem ser divididas em entrevista forense, comportamental, demissional e confirmatória, de acordo com o objetivo de cada uma.

Garantir a proteção do denunciante

Uma das grandes dificuldades na implementação de uma política de denúncias eficiente dentro de uma empresa é o comportamento em relação ao denunciado. É natural que a pessoa tema sofrer represálias ou algum tipo de consequência após a decisão de denunciar alguma irregularidade.

Além disso, a pessoa que tem essa atitude começa a carregar uma imagem negativa perante os colegas, recebendo o rótulo de “dedo-duro”. Como se trata de algo cultural, a estratégia mais eficiente é de proteger a identidade da pessoa que está fazendo a denúncia.

Para trabalhar melhor o canal de denúncias e lidar com esse tipo de situação, talvez a inteligência interna da empresa não seja suficiente. Vale a pena contar com a parceria de uma consultoria especializada no assunto, capaz de conduzir os processos da melhor maneira. A S2 Consultoria possui experiência consolidada no mercado e certamente pode oferecer o apoio que a sua organização precisa.

Entre em contato conosco, conheça melhor os nossos serviços e saiba como podemos ajudar!

Post Relacionados

Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
jan 13, 2025
Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários

A saúde mental dos funcionários podem impactar o sucesso da empresa, além de trazer prejuízos irreversíveis para os funcionários.

Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico
dez 17, 2024
Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico

Um ambiente de trabalho tóxico traz muitos prejuízos para empresas e pessoas. Por isso, é importante combatê-lo.

Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção
dez 5, 2024
Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção

Em empresas, também podem acontecer atos corruptos. Por isso, é importante compreender e adotar medidas anticorrupção.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}