O papel da liderança na promoção de uma cultura ética

27 de março de 2024
liderança

Muitos profissionais ainda associam uma boa liderança a controle e restrição de equipes empresariais, bem como à competitividade exacerbada entre colegas de trabalho.

Embora possa até levar a um ganho produtivo a curto prazo, a falta de uma cultura ética aumenta a toxicidade do ambiente. Além disso, pode minar os resultados comerciais ao longo do tempo.

Quer liderar com respeito e passar valores éticos à sua equipe? Veja como você pode ser o agente de mudança para a cultura da empresa. Continue lendo.

Qual é a importância da liderança para uma cultura ética de trabalho?

Um dos erros mais comuns que gestores empresariais cometem, principalmente aqueles que estão iniciando, é achar que o papel de um líder é apenas comandar.

Esse verbo, embora não esteja errado, sugere uma separação hierárquica dentro da empresa – ordens que vêm de cima para baixo.

Liderar é, na verdade, o ato de guiar. As suas ações devem ser padrões de conduta e se integrarem diretamente com o dia a dia e os relacionamentos entre liderados.

Isso significa que a influência de gestores é fundamental para estabelecer o tom de engajamento interpessoal na empresa, uma vez que leva a uma cultura ética e responsável de trabalho.

E por que é tão importante fomentar esse ambiente saudável? Segundo pesquisa realizada pela The School of Life, o ambiente tóxico nas empresas é o principal motivo que leva profissionais a se demitirem.

A verdadeira atitude de liderança, com respeito e inclusão de toda a equipe na rotina produtiva, influencia muito no tipo de ambiente que você nutre a médio e longo prazo. Sua influência positiva na consolidação de trabalho ético leva a:

  • Retenção de talentos;
  • Fomentação à criatividade e inovação em produtos e serviços;
  • Fomentação de novas ideias para otimização de processos;
  • Mais sinergia entre colaboradores;
  • Identificação mais rápida de gargalos produtivos e resolução coletiva de problemas;
  • Menos sobrecarga para o setor de Recursos Humanos;
  • Resolução rápida de conflitos, entre outros.

Como se tornar agente de mudança em um ambiente de trabalho ético?

Profissionais em posição de liderança têm uma vantagem na fomentação de ambientes de trabalho éticos e respeitosos. 

Afinal, é a pessoa responsável por determinar e aplicar novas práticas que revertam hábitos tóxicos e os substituam por novas visões de colaboração.

Veja as atitudes mais importantes para se tomar como líder para realizar essa verdadeira mudança:

  • Abra um canal de diálogo livre em que colaboradores se sintam confortáveis para levantar questões que os incomodem;
  • Promova a confraternização dos profissionais em momentos dentro e fora do ambiente de trabalho para a criação de vínculos de respeito;
  • Desenvolva um documento de conduta que aponte práticas a serem aplicadas e aquelas que devem ser evitadas na construção de uma cultura ética;
  • Construa e fomente um ambiente de diversidade, valorizando as diferenças entre os colaboradores;
  • Implemente sistemas de gestão que simplifiquem o monitoramento de produtividade e atente-se a mudanças bruscas em colaboradores que possam sugerir desafios psicológicos;
  • Invista, se possível, na atuação de profissionais como psicólogos e motivadores dentro da empresa;
  • Crie sistemas de bonificação que valorizem mais a cooperação do que a competição;
  • Invista na capacitação em sustentabilidade, que reforce a importância da ação individual para o bem coletivo;
  • Desenvolva um sistema de feedbacks transparente e construtivo, que aponte pontos de melhoria sem diminuir os resultados individuais atuais;
  • Evite o uso de reuniões e outros eventos de trabalho para expor colaboradores individualmente;
  • Mais do que falar, esteja sempre ouvindo;
  • Aplique o Teste de Integridade nos líderes.

Como contar com ajuda profissional nesse processo?

Seguindo as práticas que apontamos, você tem o poder de reverter hábitos negativos para transformar a relação entre profissionais na sua empresa. 

Esse esforço é capaz de melhorar resultados comerciais e tornar o negócio mais atraente para talentos no mercado.

É um processo tão importante que vale a pena contar com ajuda profissional. Uma consultoria especializada facilita e acelera essa mudança.

Mas você não precisa de muito para começar. Releia as dicas que demos e identifique aquelas que são mais fáceis de implementar. 

Comece aos poucos, mas seja perseverante. Quando você menos esperar, já vai notar uma mudança fundamental na cultura ética da empresa.

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