RH ágil: conheça os benefícios e como aplicá-lo

Um movimento muito importante tem sido observado nos ambientes corporativos: o papel do departamento de Recursos Humanos está se modificando. Agora, o setor está se posicionando como área estratégica para os negócios. Nesse cenário, o conceito de RH ágil tem ganhado espaço.
Isso está acontecendo como agente causador e resultante desse novo momento dos recursos humanos. Ou seja, enquanto o planejamento ágil é uma consequência de uma postura estratégica.
Com a transformação digital e as demandas dos novos perfis de profissionais no mercado, o seu RH precisa se tornar ágil.
Descubra, agora, como aplicá-lo na sua empresa! Boa leitura!

Afinal, o que é metodologia ágil?

Antes de explicamos como implementar o RH ágil na sua organização, precisamos esclarecer quaisquer dúvidas sobre o conceito da metodologia ágil. Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre essa temática, não é verdade? Ela é muito trabalhada por profissionais ligados às áreas de tecnologia da informação.
As metodologias ágeis são constantemente aplicadas no desenvolvimento de softwares, sendo que a sua origem vem dessa área, como resultado do Manifesto Ágil. Elas são boas práticas implantadas em processos que podem ser adaptadas a diversas áreas do negócio. O objetivo delas é otimizar as rotinas produtivas, reduzindo gaps e deixando-as mais fluidas. Abaixo, confira alguns modelos que podem ser aplicados no seu RH!

SCRUM

O modelo SCRUM é comumente empregado para o desenvolvimento de projetos. Para aplicar essa técnica nos seus processos é interessante realizar uma capacitação nessa metodologia. Mas, resumidamente, o SCRUM consiste no trabalho em pequenos grupos, com até 9 profissionais. As tarefas são delegadas e os prazos definidos. Um dos destaques dela é o alinhamento contínuo das informações, com reuniões rápidas diariamente.

Kanban

O Kanban pode ser usado para qualquer tipo de processo, inclusive para organizar o nosso dia a dia. Ele atua controlando os fluxos de produção. Para aplicá-lo é preciso ter um painel, podendo ser um aplicativo como o One Note ou o Excel, em que as atividades são separadas em blocos, geralmente, três: pendentes, em andamento e concluídas.

Runbook

Dentro da informática, o runbook é um tipo de procedimento que padroniza as atividades manuais e as automatizadas. Ele é uma programação que funciona como um tipo de “política”, detalhando as informações necessárias para que as rotinas produtivas sejam realizadas. É uma boa prática para ser aplicada na sua gestão de pessoas, de modo a evitar a perda da qualidade em situações da ausência de membros do time, por exemplo.

SMART

A metodologia SMART, sigla que vem do inglês, é fundamentada em cinco pilares: specific (específico), mensurable (mensurável), attainable (alcançável), relevant (relevante) e timely (temporal). Essa técnica é usada para ajudar a definir metas para a sua gestão. Os cinco conceitos que a embasam são os parâmetros que devem ser considerados para que seja possível determinar o alvo.

Quais são os seus benefícios?

As metodologias agiles são essenciais para emplacar um desempenho de alta performance. Com elas é possível reduzir ruídos de comunicação, fortalecer a cultura do seu negócio, diminuir o desperdício de recursos — sejam eles financeiros, de materiais ou de pessoas — e otimizar a produtividade da sua equipe.
Tudo isso impacta positivamente a experiência dos seus colaboradores e reflete na do cliente. O departamento de Recursos Humanos é uma área que trabalha para o colaborador e com o colaborador. Por isso, a forma como acontece o relacionamento do RH com os profissionais do seu negócio é determinante para o sucesso.
Assim, construir uma cultura de RH ágil é atuar de forma estratégia para gerenciar a sua organização, tanto como marca empregadora quanto como marca comercial. O setor de Recursos Humanos precisa ser o reflexo prático dos valores do seu negócio. Essa área deve estar sempre aplicando inovações que reduzem as burocracias que antes eram tidas como naturais desse segmento.

Como desenvolver um RH ágil?

Bem, você ficou instigado e está animado para colocar em prática o RH ágil no seu negócio? Para isso, é preciso seguir algumas dicas que devem ser implementadas no dia a dia da operação do seu departamento. Se você está pronto para elevar o seu RH a um patamar de alta performance, descubra, abaixo, o que deve ser feito!

Capacite a sua equipe

Quem atua com Recursos Humanos sabe que o setor possui muitos processos. Assim, é natural que essa área seja segmentada em várias outras, tendo muitos líderes fazendo gestão. Por isso, é essencial realizar a capacitação desses gestores para que eles sejam porta-vozes da cultura ágil, compartilhando essa metodologia com seus liderados.

Identifique as necessidades

No início deste artigo, falamos sobre como o RH está se consagrando como um departamento estratégico para o negócio. Seguindo essa tendência, uma boa prática para a implementação das metodologias ágeis é definir quais são as principais necessidades para a plataforma de negócio. Geralmente, são aquelas que geram mais impacto para o desempenho global da organização.

Realize um planejamento

Para implantar a cultura agile no seu RH nada melhor do que já colocá-la em prática, não é verdade? Faça um planejamento seguindo a metodologia Kanban para realizar o controle das tarefas; com certeza o desempenho da equipe será potencializado. A ação é a melhor forma de disseminar boas condutas para outras pessoas.

Invista em tecnologia

Muitas vezes, o RH é tido como uma área marcada pela burocracia. Na prática, essa sensação acontece, geralmente, porque o setor não está atuando de forma estratégica. Processos que são muito operacionais tendem a ser mais demorados e apresentam gargalos. Por isso, uma ótima dica é fazer a automatização deles.
Invista em tecnologia, em softwares para executar as metodologias ágeis no seu RH, como o Trello. Há muitas opções no mercado, inclusive, integradas com relatórios de BI (Business Intelligence ou Inteligência do Negócio). Esses painéis permitem que os gestores vejam, em tempo real, como estão os principais processos da operação.
Agora que você sabe o que é metodologia ágil e como fazer a sua implementação, com certeza está apto para construir um RH ágil de referência, não é verdade? Siga as nossas dicas e lembre-se de sempre monitorar o desempenho dos seus indicadores. Eles são essenciais para identificar as oportunidades de ganho e poder ajustar o agile para a sua rotina produtiva.

Este artigo especial sobre o RH ágil foi útil para você? Então, compartilhe agora com os seus amigos nas redes sociais!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *