Confira os tipos de liderança e seus papéis dentro da empresa
28 de junho de 2023
É possível adotar diferentes posturas e comportamentos na hora de liderar equipes. Por isso, existem diferentes tipos de liderança. Cada um deles é capaz de promover resultados diversos na organização.
Sendo assim, é muito importante entender quais são as características desses tipos de liderança para que você possa implementar aquela mais alinhada às estratégias do seu negócio. Além disso, para conseguir desenvolver líderes com o perfil que a sua organização precisa para conduzir as equipes.
Neste artigo vamos apresentar a influência dos líderes nas empresas, características dos líderes, principais tipos e dicas para capacitar liderança. Confira!
Antes de mais nada, entenda o papel da liderança
Ainda é comum vermos uma confusão entre os conceitos de chefia e de liderança. Contudo, é fundamental saber que o chefe nem sempre é um líder. O conceito de chefia é mandar e ser obedecido, enquanto o de liderança é motivar e conduzir uma equipe em direção ao resultado.
O líder é aquele profissional que pode ter um conhecimento maior do que os seus liderados ou então ter uma visão estratégica mais aprofundada. Essas e outras características permitem a ele estar à frente daquele grupo, aproveitando o potencial de cada um dos membros.
Para que todos trabalhem em conjunto e em prol do mesmo objetivo.
A liderança consegue extrair aquilo que há de melhor nos profissionais. Ela harmoniza a equipe e alinha o trabalho às expectativas e necessidades que a empresa tem, a fim de entregar os melhores resultados em diferentes situações.
Veja as características de um bom líder
Para que um profissional saiba como liderar uma equipe de maneira eficaz, ele precisa cultivar algumas habilidades e competências que caracterizam o bom líder. Entre essas características estão:
- Bom relacionamento interpessoal, para lidar com diferentes perfis de pessoas e profissionais;
- Comunicação efetiva, para transmitir mensagens e informações com clareza;
- Resolução de problemas, para conseguir mediar conflitos entre os liderados e aqueles pertinentes ao dia a dia da empresa;
- Postura motivadora, para manter o engajamento dos liderados e fazer com que entreguem o seu melhor;
- Transparência e honestidade, para ganhar a confiança dos liderados e atuar com ética, sem cometer injustiças;
- Empatia, para saber lidar com as dificuldades e as limitações dos liderados;
- Inteligência emocional, para ter domínio sobre as suas próprias emoções e também saber mediar e compreender as emoções dos liderados;
- Flexibilidade, para conseguir se adaptar e adaptar o seu estilo de trabalho às novas demandas de mercado e às necessidades da empresa, ou mesmo a um novo perfil de equipe;
- Inovação e criatividade, para trazer novidades para a empresa e a equipe, sempre disposto a adotar novos métodos e práticas buscando a excelência do grupo.
Mas afinal, quais são os tipos de liderança?
Como explicamos na introdução, existem diferentes tipos de liderança. Agora você vai conhecer os principais deles e as suas características básicas.
Liderança democrática
É aquela que busca o desenvolvimento do grupo. O líder convida os membros a participarem trazendo suas opiniões e todas elas são consideradas de forma igualitária.
Liderança autocrática
É o típico chefe. Funciona de uma forma contrária da democrática, já que o líder é a figura central e atua de maneira arbitrária. Todas as decisões cabem a ele e os liderados apenas obedecem.
Liderança situacional
É aquela em que o líder varia entre diferentes tipos de liderança para se adequar a uma determinada situação, conforme o momento da empresa.
Liderança liberal
Os liderados tem total liberdade para tomar as suas próprias decisões. Há uma confiança total na equipe e o líder não assume a frente para coordenar o grupo.
Liderança motivadora
Como o nome indica, a motivação do grupo é o foco dessa forma de liderar. Os profissionais são estimulados constantemente para que consigam alcançar os melhores resultados e se superar a cada dia.
Liderança coaching
É aquela em que a preocupação do líder é promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos seus liderados, a fim de alcançarem o seu potencial máximo.
Como cada um dos tipos de liderança influencia a minha empresa?
Como você percebeu, cada um desses tipos de liderança organizacional gera um determinado impacto na equipe liderada. Por isso é tão importante determinar qual estilo de liderar é mais apropriado conforme a cultura do negócio e o perfil da equipe.
Digamos que uma empresa tenha colaboradores jovens e cheios de ideias para aplicar. Agora, pense nesses profissionais sendo conduzidos por um líder autocrático. Não existe compatibilidade entre eles, o que pode levar a duas situações distintas.
Primeiro, esses profissionais podem estar desmotivados e insatisfeitos com o ambiente de trabalho devido ao seu potencial ser podado. Segundo, eles se afastam da empresa e ela perde excelentes talentos pela falta de espaço para atuar com criatividade, liberdade e autonomia.
É fundamental pensar nos resultados que você deseja alcançar para escolher o tipo de liderança ideal.
Assim terá colaboradores mais engajados com a liderança democrática, ou então com um potencial produtivo maior por meio da liderança coaching, ou da liderança motivadora.
Apenas tenha cuidado com a liderança do tipo liberal. Isso porque se a equipe não tiver um alto grau de amadurecimento, a produtividade dela, bem como a qualidade das entregas, poderá ser comprometida.
Afinal, os profissionais podem ficar perdidos pela falta de liderança e de instruções sobre como proceder em cada situação.
8 dicas para capacitar a liderança da sua empresa
Para finalizar, confira uma lista com dicas para capacitar a liderança da sua empresa com uma equipe bem alinhada, engajada e motivada.
- Faça uma análise da sua equipe para entender o perfil dela e identificar aspectos fortes e fracos que o líder deverá trabalhar.
- Compare com os resultados que pretende alcançar com sua empresa e também com a cultura dela, para definir o estilo de liderança ideal.
- Identifique os profissionais que têm potencial para aprimorar a sua habilidade de liderança, conforme o estilo de liderar desejado.
- Invista em cursos e treinamentos para capacitar esses profissionais e despertar o seu máximo potencial de liderança.
- Proporcione a formação continuada para manter o conhecimento dos líderes sempre atualizado.
- Trabalhe a cultura de feedback para que esses novos líderes possam desenvolver suas próprias habilidades e alinhar a sua postura e trabalho àquilo que a empresa deseja.
- Crie programas de valorização para que os líderes estejam sempre motivados.
- Ofereça recompensas para o líder e a equipe sempre que eles alcançarem as metas desejadas.
Agora você já sabe quais são os tipos de liderança que existem e a influência que eles têm no desempenho das equipes. Então, procure escolher o estilo de liderança mais adequado para o seu negócio.
E busque capacitar de forma constante os seus líderes para que eles trabalhem motivados e consigam promover esse desempenho para os colaboradores.