Governança corporativa: entenda o que é e principais conceitos
19 de julho de 2023
A governança corporativa representa um conjunto de decisões pautadas pela ética, transparência, segurança, crescimento e geração de resultados.
As boas práticas auxiliam a gerar mais confiança para clientes, fornecedores, colaboradores e mercado.
O objetivo de tais processos é garantir que as estratégias de negócio estão sendo seguidas adequadamente.
Além disso, é uma maneira de valorizar a imagem da empresa por meio da promoção de bons valores corporativos, de modo a assegurar maior confiança, sobretudo para os investidores.
Quer entender mais sobre o conceito de governança corporativa? E como suas práticas ajudam empresas na gestão de suas operações e decisões? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
O que é governança corporativa?
Governança significa gerenciar a partir de processos que visam o aumento da integridade de um empreendimento.
Em âmbito corporativo, a governança auxilia a dirigir e controlar as empresas com práticas e normas para que o negócio alcance seus maiores objetivos.
Tudo isso resulta em maior transparência, garantindo que a reputação da marca seja estável e de pouco risco.
A governança corporativa pode ser aplicada em empreendimentos de diferentes segmentos e portes, já que envolve a criação de estratégias, análises, fiscalização, adequação, planejamento, entre outros fatores.
Como surgiu a governança corporativa?
Desde 1990, o termo governança corporativa é adotado no Brasil.
Na época, alguns investidores mobilizaram-se contra empresas cujo modelo de administração era controverso e poderia prejudicar os interesses dos acionistas. Desde então, o conceito ganhou espaço no mercado privado.
Com isso, foi evidenciada a necessidade de criar uma nova cultura corporativa. Na qual os empreendimentos conseguem ter total controle sobre suas práticas de gestão e governança.
O objetivo, desde sempre, é evitar que abusos por parte das lideranças levem ao colapso da própria economia.
Qual a importância da governança corporativa para empresas e lideranças?
A governança corporativa fomenta valores muito importantes que surgem dentro e fora das organizações.
A estratégia pode ser um mecanismo para a motivação e produtividade das equipes, repercutindo na competitividade da empresa no mercado.
Portanto, sem dúvidas representa um diferencial e tanto para alcançar a sustentabilidade do negócio.
Quando aplicadas, as práticas dessa governança ajudam a aprimorar e otimizar os processos administrativos e, também, a atrair investidores para o negócio.
Os 4 pilares da governança corporativa
A governança corporativa é um compromisso da organização e, por isso mesmo, é regida por quatro pilares principais. Veja:
- Transparência: possibilita um relacionamento transparente entre todos os envolvidos no negócio, como investidores, sócios, colaboradores, fornecedores, entre outros;
- Equidade: garante que todos tenham um tratamento justo na organização, considerando suas particularidades, necessidades e expectativas;
- Prestação de contas: possibilita mais responsabilidade na movimentação econômica e financeira, devendo ser clara e compreensível sobre as decisões tomadas;
- Responsabilidade corporativa: preza pela sustentabilidade e longevidade do negócio, ou seja, por todo o ambiente e sistemas que a empresa está incluída, conforme seus propósitos e objetivos.
Entenda a relação entre governança corporativa e ESG
ESG vem da sigla Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) e representa uma série de práticas pautadas em uma visão de desenvolvimento sustentável.
A governança corporativa é a base de todas as iniciativas, práticas e projetos de ESG, visto que o objetivo do ESG é garantir que as empresas fortaleçam sua cultura organizacional e processos internos, mantendo a responsabilidade, ética e compliance.
As medidas ajudam a evitar práticas desleais, posturas inadequadas, fraudes e até mesmo ações de corrupção.
10 vantagens da governança corporativa para empresas
Na prática, a estratégia de governança corporativa tem potencial para transformar os princípios em atitudes que contribuem para o sucesso das empresas. O modelo de gestão oferece uma série de benefícios para os negócios. Veja:
- Melhora o desempenho operacional;
- Facilita a captação de recursos;
- Previne problemas, erros e fraudes;
- Oferece maior visibilidade de mercado;
- Evita escândalos e conflitos;
- Valoriza a imagem das companhias;
- Atrai investidores;
- Aumenta o valor de mercado das empresas;
- Reduz as chances de atos ilícitos;
- Melhora a gestão de riscos.
Qual a diferença entre governança corporativa e compliance?
A governança corporativa está diretamente relacionada ao conceito de compliance, que significa estar em conformidade com as leis, normas e códigos internos e externos.
O compliance leva em consideração as regras trabalhistas, ambientais, regulatórias, contábeis, entre outras.
Entretanto, mesmo que a governança tenha relação com as ações de compliance, os dois conceitos apresentam algumas diferenças.
A governança, por exemplo, cria todo um ambiente para construir uma boa reputação, garantindo a integridade e a longevidade dos negócios.
Já no compliance, o foco é desenvolver a cultura da ética, respeitar as regras, prevenir riscos e a transparência. Ambas garantem às empresas uma maior chance de sucesso.
Tipos de modelos de governança
Basicamente, existem três tipos principais de governança: corporativa, tributária e de obrigações acessórias. Veja a seguir:
- Governança corporativa: é baseada em boas práticas de gestão, ética, cumprimento à legislação vigente e responsabilidade corporativa;
- Governança tributária: é utilizada no processo de gestão empresarial para coordenar o controle e a revisão de todos os procedimentos tributários;
- Governança de obrigações acessórias: é adotada para reduzir os riscos e a penalização decorrente da falta de controle, possibilitando a gestão completa das obrigações acessórias, periódicas e constantes em qualquer negócio nacional.
Índice de governança corporativa: o que é e como aplicar
O índice de governança corporativa é um indicador econômico que representa o desempenho das cotações dos ativos das empresas.
Ou seja, na prática, quanto mais confiável é a companhia, maior valor têm as suas ações no mercado. Por isso, a governança corporativa é essencial para todas as organizações.
Assim, os negócios que contam com a estratégia são mais bem vistos por demonstrar transparência e contar com mecanismos internos de resolução de conflitos.
Para aplicar o índice, é preciso adotar as melhores ações de gestão, com procedimentos confiáveis e totalmente responsáveis, uma vez que vimos que a governança corporativa é um indicador da integridade dos empreendimentos.
Por fim, lembre-se que praticá-la traz uma série de benefícios para os negócios de diferentes portes e segmentos, auxiliando os gestores a alcançarem sempre os melhores resultados.