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Capital humano: o que é e como gerir de forma eficaz

set 6, 2023
Capital humano: o que é e como gerir de forma eficaz
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Mesmo diante dos avanços tecnológicos, é praticamente impossível fazer uma empresa avançar sem o capital humano. 

O conceito considera as pessoas como o principal recurso para agregar valor e atingir os objetivos e metas do negócio.

A gestão dos profissionais, portanto, deve ser feita de maneira muito bem planejada pelo departamento de Recursos Humanos (RH). 

É preciso que o setor de RH, portanto, identifique as demandas, os desejos e os potenciais dos talentos, promovendo um bom clima organizacional.

Acompanhe a seguir e confira qual a importância e como o capital humano impacta a rotina das empresas!

O que é capital humano?

O capital humano é uma estratégia que visa a valorização dos profissionais e de seus conhecimentos técnicos e comportamentais. É uma prática que considera que cada pessoa conta com particularidades, motivações, habilidades e competências únicas.

Por isso mesmo, a gestão do capital humano está diretamente relacionada ao gerenciamento de talentos nas empresas. 

Logo, o departamento de RH, pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de seus funcionários, tanto de maneira pessoal quanto profissional.

Qual a origem do termo capital humano?

O termo surgiu pela primeira vez em 1950, em um estudo do economista Theodore W. Schultz. 

Na ocasião, Theodore definiu o conceito como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorece a realização do trabalho e gera valor econômico.

Em 1960, Gary Becker, também economista, tornou o termo popular no meio acadêmico. 

Para o pesquisador, o capital humano tinha o potencial tanto de desenvolver os profissionais quanto de gerar riqueza, trazendo mais bem-estar e prosperidade para os países.

Qual a diferença entre capital humano e capital intelectual?

O capital intelectual é o valor gerado pelo conhecimento que existe dentro da organização. 

Ou seja, refere-se ao nível de inteligência e criatividade dos colaboradores. Quando bem administrado, o capital intelectual contribui para a valorização do negócio.

O termo é dividido em três classes principais:

  • Humano: abrange conhecimentos, experiências e habilidades dos funcionários;
  • Estrutural: diz respeito ao uso de ferramentas e metodologias que garantem o bom funcionamento da empresa;
  • Credibilidade: relaciona-se com a capacidade que os colaboradores têm de se relacionar com clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros.

Por outro lado, o capital humano refere-se especialmente aos conhecimentos individuais de cada profissional inseridos em contexto organizacional. 

Ambos os conceitos, no entanto, podem gerar crescimento e desenvolvimento contínuo nas companhias.

Qual a importância do capital humano nos processos de RH?

Como marca empregadora, investir no capital humano dentro da organização é uma ótima alternativa para criar um diferencial no mercado. 

O setor de RH, entende que não basta apenas ter os melhores candidatos, mas sim pessoas cada vez mais alinhadas com a cultura praticada na empresa.

A estratégia possibilita contar com funcionários, líderes e gestores de alta performance que trabalham sempre em prol dos melhores resultados. 

Isso porque o departamento de RH realiza investimentos adequados para o desenvolvimento desses colaboradores.

A qualificação dos profissionais, inclusive, é uma preocupação recorrente para as organizações que buscam mais produtividade e sabem bem o valor das pessoas nesse processo. 

Seja qual for o cargo, considerar as necessidades e experiências dos profissionais é uma prática benéfica que representa crescimento.

Como o capital humano impacta as empresas?

Até aqui, vimos que realizar a gestão do capital humano proporciona um maior retorno aos negócios. 

Essa é, inclusive, a principal medida adotada por companhias que desejam encontrar alternativas para formar e reter os talentos, e extrair o melhor de cada profissional.

Aliás, as estratégias de capital humano também favorecem a melhora do convívio entre a equipe. Ao passo que, a organização investe para criar um clima mais harmonioso e saudável. 

Nesse sentido, as constantes ações de promoção de qualidade de vida permitem que os funcionários conquistem resultados satisfatórios de maneira individual e coletiva.

Existem outros impactos positivos que fazem o capital humano um excelente recurso para potencializar os negócios. 

Confira os impactos positivos do capital humano para as empresas:

  • Reduz custos no processo de recrutamento e seleção;
  • Melhora a eficiência do setor de RH;
  • Ajuda na valorização dos colaboradores;
  • Melhora o resultado dos treinamentos;
  • Permite uma posição mais estratégica do RH;
  • Gera mais autonomia entre a equipe;
  • Eleva o engajamento dos profissionais;
  • Auxilia na atração de pessoas com as melhores habilidades e experiências específicas de trabalho.

10 dicas para gerir e valorizar o capital humano

Existem muitas práticas que potencializam a qualidade do capital humano nas empresas. 

O setor de RH pode dar prioridade para as ações que mais atendem às atuais necessidades e expectativas do negócio. 

Ou seja, é uma medida totalmente personalizada e voltada para as demandas de cada organização.

Veja as nossas dicas a seguir:

  1. Apresentar um bom plano de carreira para que os colaboradores mantenham a motivação;
  2. Ter diálogos abertos com a equipe de profissionais e proporcionar mais autonomia na tomada de decisão;
  3. Ofertar bonificações e/ou recompensas para incentivar os funcionários a atingir determinadas metas;
  4. Organizar capacitações e treinamentos visando o desenvolvimento contínuo dos colaboradores;
  5. Elaborar ações e estratégias para criar um ambiente de trabalho inspirador, harmonioso e acolhedor; 
  6. Contratar pessoas com o fit cultural semelhante ao da empresa;
  7. Organizar reuniões de feedbacks entre colaboradores e líderes;
  8. Capacitar a equipe por meio de metodologias colaborativas;
  9. Monitorar as avaliações de desempenho de funcionários;
  10. Ter uma comunicação assertiva e repassar orientações claras ao time.

Por fim, investir no capital humano é também apostar no desenvolvimento da companhia. Além de trazer benefícios em relação à produtividade, o negócio ainda pode aperfeiçoar o capital intelectual. 

Agora você já sabe que o capital humano é uma estratégia que oferece muitos benefícios às organizações. 

Atualmente, um dos grandes ativos de todo negócio é justamente as pessoas que contribuem e trabalham diariamente para o seu crescimento no mercado. 

Existem diversas maneiras de investir no capital humano, como treinamentos, plano de carreira, bonificações e muito mais. Dessa forma, será possível promover o engajamento e a motivação dos colaboradores, gerando melhores performances e resultados.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também algumas dicas para aplicar a gestão estratégica de pessoas na sua empresa!

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