Capital humano: o que é e como gerir de forma eficaz
6 de setembro de 2023
Mesmo diante dos avanços tecnológicos, é praticamente impossível fazer uma empresa avançar sem o capital humano.
O conceito considera as pessoas como o principal recurso para agregar valor e atingir os objetivos e metas do negócio.
A gestão dos profissionais, portanto, deve ser feita de maneira muito bem planejada pelo departamento de Recursos Humanos (RH).
É preciso que o setor de RH, portanto, identifique as demandas, os desejos e os potenciais dos talentos, promovendo um bom clima organizacional.
Acompanhe a seguir e confira qual a importância e como o capital humano impacta a rotina das empresas!
O que é capital humano?
O capital humano é uma estratégia que visa a valorização dos profissionais e de seus conhecimentos técnicos e comportamentais. É uma prática que considera que cada pessoa conta com particularidades, motivações, habilidades e competências únicas.
Por isso mesmo, a gestão do capital humano está diretamente relacionada ao gerenciamento de talentos nas empresas.
Logo, o departamento de RH, pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de seus funcionários, tanto de maneira pessoal quanto profissional.
Qual a origem do termo capital humano?
O termo surgiu pela primeira vez em 1950, em um estudo do economista Theodore W. Schultz.
Na ocasião, Theodore definiu o conceito como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorece a realização do trabalho e gera valor econômico.
Em 1960, Gary Becker, também economista, tornou o termo popular no meio acadêmico.
Para o pesquisador, o capital humano tinha o potencial tanto de desenvolver os profissionais quanto de gerar riqueza, trazendo mais bem-estar e prosperidade para os países.
Qual a diferença entre capital humano e capital intelectual?
O capital intelectual é o valor gerado pelo conhecimento que existe dentro da organização.
Ou seja, refere-se ao nível de inteligência e criatividade dos colaboradores. Quando bem administrado, o capital intelectual contribui para a valorização do negócio.
O termo é dividido em três classes principais:
- Humano: abrange conhecimentos, experiências e habilidades dos funcionários;
- Estrutural: diz respeito ao uso de ferramentas e metodologias que garantem o bom funcionamento da empresa;
- Credibilidade: relaciona-se com a capacidade que os colaboradores têm de se relacionar com clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros.
Por outro lado, o capital humano refere-se especialmente aos conhecimentos individuais de cada profissional inseridos em contexto organizacional.
Ambos os conceitos, no entanto, podem gerar crescimento e desenvolvimento contínuo nas companhias.
Qual a importância do capital humano nos processos de RH?
Como marca empregadora, investir no capital humano dentro da organização é uma ótima alternativa para criar um diferencial no mercado.
O setor de RH, entende que não basta apenas ter os melhores candidatos, mas sim pessoas cada vez mais alinhadas com a cultura praticada na empresa.
A estratégia possibilita contar com funcionários, líderes e gestores de alta performance que trabalham sempre em prol dos melhores resultados.
Isso porque o departamento de RH realiza investimentos adequados para o desenvolvimento desses colaboradores.
A qualificação dos profissionais, inclusive, é uma preocupação recorrente para as organizações que buscam mais produtividade e sabem bem o valor das pessoas nesse processo.
Seja qual for o cargo, considerar as necessidades e experiências dos profissionais é uma prática benéfica que representa crescimento.
Como o capital humano impacta as empresas?
Até aqui, vimos que realizar a gestão do capital humano proporciona um maior retorno aos negócios.
Essa é, inclusive, a principal medida adotada por companhias que desejam encontrar alternativas para formar e reter os talentos, e extrair o melhor de cada profissional.
Aliás, as estratégias de capital humano também favorecem a melhora do convívio entre a equipe. Ao passo que, a organização investe para criar um clima mais harmonioso e saudável.
Nesse sentido, as constantes ações de promoção de qualidade de vida permitem que os funcionários conquistem resultados satisfatórios de maneira individual e coletiva.
Existem outros impactos positivos que fazem o capital humano um excelente recurso para potencializar os negócios.
Confira os impactos positivos do capital humano para as empresas:
- Reduz custos no processo de recrutamento e seleção;
- Melhora a eficiência do setor de RH;
- Ajuda na valorização dos colaboradores;
- Melhora o resultado dos treinamentos;
- Permite uma posição mais estratégica do RH;
- Gera mais autonomia entre a equipe;
- Eleva o engajamento dos profissionais;
- Auxilia na atração de pessoas com as melhores habilidades e experiências específicas de trabalho.
10 dicas para gerir e valorizar o capital humano
Existem muitas práticas que potencializam a qualidade do capital humano nas empresas.
O setor de RH pode dar prioridade para as ações que mais atendem às atuais necessidades e expectativas do negócio.
Ou seja, é uma medida totalmente personalizada e voltada para as demandas de cada organização.
Veja as nossas dicas a seguir:
- Apresentar um bom plano de carreira para que os colaboradores mantenham a motivação;
- Ter diálogos abertos com a equipe de profissionais e proporcionar mais autonomia na tomada de decisão;
- Ofertar bonificações e/ou recompensas para incentivar os funcionários a atingir determinadas metas;
- Organizar capacitações e treinamentos visando o desenvolvimento contínuo dos colaboradores;
- Elaborar ações e estratégias para criar um ambiente de trabalho inspirador, harmonioso e acolhedor;
- Contratar pessoas com o fit cultural semelhante ao da empresa;
- Organizar reuniões de feedbacks entre colaboradores e líderes;
- Capacitar a equipe por meio de metodologias colaborativas;
- Monitorar as avaliações de desempenho de funcionários;
- Ter uma comunicação assertiva e repassar orientações claras ao time.
Por fim, investir no capital humano é também apostar no desenvolvimento da companhia. Além de trazer benefícios em relação à produtividade, o negócio ainda pode aperfeiçoar o capital intelectual.
Agora você já sabe que o capital humano é uma estratégia que oferece muitos benefícios às organizações.
Atualmente, um dos grandes ativos de todo negócio é justamente as pessoas que contribuem e trabalham diariamente para o seu crescimento no mercado.
Existem diversas maneiras de investir no capital humano, como treinamentos, plano de carreira, bonificações e muito mais. Dessa forma, será possível promover o engajamento e a motivação dos colaboradores, gerando melhores performances e resultados.