O impacto da diversidade na prevenção de riscos comportamentais

13 de março de 2024
diversidade

A diversidade é um fator-chave na redução de riscos comportamentais nas empresas. Investir em boas práticas voltadas para a composição de uma equipe plural traz uma série de outros benefícios para a empresa.

Em uma sociedade cada vez mais preocupada com a inclusão, as organizações empresariais desempenham um papel essencial – principalmente na adoção de medidas voltadas para a promoção do bem-estar e a construção de relações com empatia e tolerância.

Neste artigo, você descobrirá a relação entre risco comportamental e inclusão. Dessa forma, conhecerá os benefícios que a sua empresa pode experimentar ao adotar uma política de diversidade. Acompanhe!

Os benefícios da pluralidade no contexto da prevenção de riscos comportamentais

A pluralidade no ambiente de trabalho é caracterizada pela diversidade de origens, experiências, perspectivas e pensamentos. Dessa forma, é uma ferramenta valiosa na prevenção de riscos comportamentais em empresas.

Essa multiplicidade de pontos de vista favorece, consequentemente, a construção de um ambiente mais seguro, ético e resiliente, impactando positivamente a empresa como um todo.

Diferentes perspectivas e uma avaliação mais completa

A diversidade oportuniza um ambiente em que diferentes perspectivas são consideradas. 

Com pessoas de origens e experiências distintas, a empresa cria um ambiente mais rico, à medida que cada experiência agrega uma visão distinta para o negócio.

Isso permite, por exemplo, a identificação de pontos cegos que poderiam ser ignorados por um grupo homogêneo. Como consequência, isso leva a uma avaliação mais completa e eficaz das situações, trazendo uma visão ampla e mais próxima da realidade.

Qualificação do processo de tomada de decisão

A diversidade de pensamentos e experiências proporciona um debate mais rico e aprofundado sobre o negócio, os riscos e as melhores formas de mitigá-los. 

A variedade de pontos de vista ajuda a evitar decisões precipitadas e a encontrar soluções mais criativas e eficazes para diferentes situações. 

Desenvolvimento da consciência, tolerância e respeito

A pluralidade expõe os colaboradores a diferentes culturas, valores e comportamentos, promovendo a tolerância, o respeito e a empatia.

Portanto, isso aumenta a consciência sobre os riscos comportamentais e incentiva a autorregulação e a responsabilidade individual.

Fortalecimento da cultura empresarial

A inclusão e a valorização da pluralidade demonstram o compromisso da empresa com a segurança e o bem-estar dos colaboradores. 

Isso contribui para a criação de um ambiente de confiança e colaboração, onde os funcionários se sentem seguros para reportar incidentes e buscar ajuda.

É muito mais fácil lidar com uma situação de discriminação ou abuso psicológico, por exemplo, se o colaborador se sentir seguro para procurar ajuda. 

Quando a empresa investe na comunicação e diversidade, ela cria um ambiente propício para que os funcionários se sintam à vontade em denunciar eventuais problemas.

Em vista disso, a combinação dos benefícios citados reduz a probabilidade de ocorrência de riscos comportamentais, como:

  • Assédio moral e sexual, à medida que a pluralidade promove o respeito e a tolerância, diminuindo a probabilidade de comportamentos discriminatórios e abusivos;
  • Violência no trabalho, associada à inclusão de um diálogo dinâmico e intercultural, contribuindo para um ambiente mais colaborativo e pacífico;
  • Fraude e corrupção, no sentido de que a diversidade aumenta a transparência e a accountability, dificultando a ocorrência de práticas ilegais ou antiéticas;
  • Acidentes de trabalho, já que a consciência e a responsabilidade individual, incentivadas pela pluralidade, contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro.

Implementando a diversidade em seu negócio

A diversidade no ambiente de trabalho é caracterizada pela multiplicidade de origens, experiências, perspectivas e pensamentos. 

Compor um time formado por pessoas diferentes é uma ferramenta poderosa na prevenção de riscos comportamentais. Porém, uma das grandes dúvidas dos gestores está na implementação dessa prática. Afinal, por onde começar?

Revisão de políticas e práticas

O primeiro passo é revisar, analisando criticamente as políticas e práticas existentes para identificar vieses e barreiras à inclusão.

Para isso, implemente políticas de diversidade e inclusão que abrandem raça, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, idade, religião, deficiência, entre outros aspectos.

Depois, garanta que os processos seletivos e de recrutamento sejam justos e transparentes.

Crie um ambiente inclusivo

Promova a comunicação aberta e respeitosa, valorizando diferentes pontos de vista. Os seus colaboradores devem se sentir à vontade para expor suas opiniões, ideias e pensamentos.

Na prática, os gestores também podem investir em treinamentos de conscientização sobre vieses inconscientes e comportamentos inclusivos.

Forme líderes inclusivos

Capacite os líderes para que eles compreendam a importância da diversidade e saibam como gerenciar equipes multiculturais. Neste contexto, é válido destacar a necessidade de incentivar a comunicação transparente e o feedback construtivo.

Medição e monitoramento

Tão importante quanto estabelecer boas práticas de diversidade, a empresa precisa definir indicadores de desempenho, visto que é importante avaliar o progresso da empresa em relação à diversidade e inclusão. 

Monitore os resultados, busque feedbacks constantes dos colaboradores e realize ajustes contínuos nas estratégias.

Engajamento

Por fim, uma empresa que aposta na diversidade deve adotar práticas que envolvam e engajem as equipes. O envolvimento de todos os colaboradores é fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Para isso, incentive a participação em iniciativas de diversidade e reconheça e celebre os esforços individuais e coletivos.

Como você pode ver, a diversidade no ambiente de trabalho é uma excelente ferramenta na prevenção de riscos comportamentais.

Por meio da inclusão de pessoas de diferentes origens, experiências, perspectivas e pensamentos, as empresas podem construir um ambiente mais seguro, ético e resiliente.

Se você deseja investir em boas práticas que favoreçam o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais seguro, conheça o PIR!

O PIR é um Teste de Integridade que previne comportamentos de risco, inadequados e antiéticos como a discriminação, assédio, fraude e outros. Adote já o PIR na sua empresa!

TUDO SOBRE O PIR TESTE DE INTEGRIDADE